Abstract
Tornar-se “inteligente” é o desejo da maioria das cidades, que aderem as novas tecnologias sem grande preocupação com os efeitos colaterais e com as pessoas. Todavia, nesse caminho, existem os que não dispõem de recursos e de conhecimentos para utilização dos serviços e soluções proporcionados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s. Numa visão crítica das cidades inteligentes, questiona-se, “Curitiba é uma cidade inteligente para quem?” O objetivo é identificar os aspectos que tornam a cidade de Curitiba inteligente, quem está excluído do ambiente digital, e as iniciativas de inclusão. A pesquisa é qualitativa, aplicada e exploratória, e utiliza a técnica de análise de conteúdo e documental. Como resultado têm-se que as cidades focaram mais nas tecnologias que no social; e que os serviços e demais benefícios oferecidos pela prefeitura de Curitiba estão disponíveis para todos, mas aqueles eletrônicos não são acessíveis para cerca de 253.821 pessoas. Conclui-se que as cidades, para ostentarem o título de inteligente, devem reforçar as medidas sociais de inclusão digital, visto que nenhuma cidade será inteligente para as pessoas que estão excluídas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. Agência Curitiba. Endereço http://www.agenciacuritiba.com.br/. Acessos durante o mês de novembro de 2023.
2. Alperstedt Neto, Carlos; Rolt, Carlos R; Alperstedt, Graziela D. Acessibilidade e Tecnologia na Construção da Cidade Inteligente. RAC, Rio de Janeiro, v. 22, março/abril 2018.
3. Alves, Lidiane A. Cidades Saudáveis e Cidades Inteligentes: uma abordagem comparativa. Soc. Nat. Uberlândia, v.31, 2019.
4. Beck, Donizete F; Silva Neto, Wilson L. B; Bezerra, Antônio J. R; Araújo, Victória M; Távora, Carla G. R. Um framework teórico sobre a dimensão social da inteligência das Cidades Inteligentes. IMED. Passo Fundo, julho-dezembro, 2020.
5. Souza, Marcelo N; Bega, Maria T. S. Pandemia e imaginário social em Curitiba: desconstruindo o mito da “cidade modelo” através da análise de indicadores de um bairro que é modelo de exclusão. 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, UFPA, julho de 2023.