Abstract
O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção científica da linha de pesquisa de Contabilidade Financeira nos periódicos com maior classificação no Qualis, e, para tanto, foram investigados 325 artigos publicados de 2010 a 2014 em revistas classificadas como A2 e B1. A coleta de dados foi realizada por um formulário utilizado por Costa e Farias (2015) que relaciona as variáveis investigadas (autoria, objeto de estudo, problema, teoria, hipóteses, método e resultados) com o ciclo de pesquisa de (BUNGE, 1998), buscando identificar se os artigos atendem a lógica do método científico, que consiste em implementar um problema que possa ser testado e validado empiricamente, para então, gerar novos conhecimentos científicos. Notou-se que a linha de Contabilidade Financeira estava em ascensão, sendo responsável por mais da metade dos artigos publicados, além de discutir temas que estavam em consonância com os discutidos internacionalmente. Realizou-se uma análise documental e bibliométrica dos artigos, constatando que: as pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa ainda eram prioritariamente descritivas; a maioria dos artigos que desenvolve hipótese não se fundamenta em teorias; e, parte dos artigos desenhou modelo empírico para testar suas hipóteses, enquanto apenas uma minoria se preocupou com a validação dos resultados obtidos com a realização dos testes. Por fim, quanto ao ciclo de pesquisa, pôde-se concluir que são poucos os artigos publicados em contabilidade financeira que completam o ciclo, evidenciando que a produção científica da linha ainda não atinge o estágio avançado da pesquisa.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. AVELAR, Ewerton Alex; SANTOS, Thiago de Sousa; RIBEIRO, Lívia Maria de Pádua; OLIVEIRA, Clédison Carlos de. Pesquisa em Contabilidade: Uma Análise dos Estudos Empíricos Publicados em Periódicos Nacionais entre 2000 e 2009. Revista Universo Contábil. Blumenau, v. 8, n. 3, p. 06-23, jul./set. 2012.
2. BUNGE, Mário. Philosophy of Science: from problem to theory. Vol. 1. Rev. ed. of: Scientific research. Berlin, New York: Springer-Velag, 1967, 2 vols. London: Transaction Publishers, 1998.
3. CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 2013 – Avaliação Trienal 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2014.
4. CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octávio Ribeiro de; RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Pesquisa Científica em Contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, vol. 45, n. 2, p. 34-45, abr./jun. 2005.
5. COELHO, Antonio Carlos; SOUTES, Dione Olesczuk; MARTINS, Gilberto de Andrade. Abordagens Metodológicas na Área “Contabilidade Para Usuários Externos” – ENANPAD: 2005-2006. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Brasília, v. 4, n. 1, art. 2, p. 18-37, jan./abr. 2010.