Abstract
A criação de conteúdo viral é uma chave do sucesso para o desenvolvimento de conteúdo online, uma vez que permite que uma mensagem seja espalhada para muitas pessoas de forma rápida. Dentre as estratégias utilizadas para se tornar um conteúdo viral destaca-se a persuasão, capaz de inspirar, informar e envolver o público de maneira significativa. Nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar, sob a ótica do marketing viral, as narrativas e elementos da estratégia persuasiva presentes nos vídeos musicais de artistas brasileiros na plataforma de mídia social TikTok. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, analisando vídeos de artistas nacionais brasileiros, para identificar as estratégias persuasivas utilizadas pelos artistas propostas pelo autor Cialdini (2012). Os resultados obtidos indicam que narrativas presentes nos vídeos analisados reforçaram a ideia do compartilhamento, gerando um apelo à disseminação que motiva ativamente o público a compartilhar o conteúdo, culminando na formação de uma rede de compartilhamento, sendo um pressuposto básico do marketing viral. Como conclusão, observa-se que no cenário online estão surgindo novas estratégias de comunicação que priorizam a interação direta com o público, promovendo uma comunicação mais próxima e eficaz.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. Assad, N. (2016). Marketing de Conteúdo. Editora Atlas.
2. Barrett, S. (2001). Viral Ads Can Extend Brand Reach. https://www.campaignlive.co.uk/article/analysis-viral-ads-extend-brand-reach/134499?src_site=marketingmagazine.
3. Berger, J., & Milkman, K. L. (2012). What makes online content viral? Journal of marketing research, 49(2), 192-205.
4. Cialdini, R. B. (2012). As armas da persuasão. Rio de Janeiro: Sextante.
5. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches (5th ed.). London: Sage.