Abstract
Esse artigo tem como objetivo analisar os estudos recentes sobre indicadores ESG em empresas, cidades e universidades, discutir a eficácia desses em apresentar resultados nos pilares ambiental, social e de governança e possível padronização de indicadores. Foi utilizada uma abordagem de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e para a coleta de dados foi utilizada a bases de dados Web of Science, com base em um conjunto de palavras-chave e operadores booleanos. Utilizando o software Zotero, 32 artigos foram classificados e organizados de acordo com conteúdo (empresas, cidades e universidades). As análises bibliométricas foram feitas com auxílio dos softwares VOSviewer e Excel. O presente estudo vai atuar em uma lacuna de conhecimento sobre o tema indicadores ESG que ainda é pouco explorado, porém de suma importância para a materialidade do assunto. Como resultados tem-se o país que mais produz pesquisas é a China e os estudos sobre ESG que ocupam a maior parte da literatura ainda não se debruçam sobre a importância dos indicadores que contemplam os pilares social, ambiental e governança. A maior parte das pesquisas foca no contexto empresarial relacionando divulgação ESG e desempenho financeiro e impacto da divulgação de resultados ESG no valor da empresa no mercado. Os estudos conectando os princípios ESG a cidades e universidades ainda são escassos na literatura. Como contribuição, tem-se a ampliação das discussões sobre o tema ESG em empresas, cidades e universidades e esclarecer sobre campos de estudos que ainda não são priorizados, mas que possuem grande impacto social.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. Aljowder, T., Ali, M., & Kurnia, S. (2023). Development of a maturity model for assessing smart cities: A focus area maturity model. Smart Cities, 6(4), 2150–2175.
2. An, E. (2023). Accelerating sustainability through better reporting. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 14(4), 904–914.
3. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2022). NBR PR 2030: Ambiental social e governança (ESG) - Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. Rio de Janeiro.
4. Deloitte Consulting LLP. (2018). The rise of the social enterprise: 2018 Deloitte Global Human Capital Trends. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/articles/HCTrends2018/2018-HCtrends_Rise-of-the-social-enterprise.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
5. Di Nauta, P., Merola, B., Caputo, F., & Evangelista, F. (2020). The impact of the sustainability principles on the strategic planning and reporting of universities: An exploratory study on a qualified Italian sample. Sustainability, 12(18).