Abstract
A atitude socialmente responsável das empresas está relacionada com a consciência social e com a compreensão da importância dos problemas sociais. Comportamentos empresariais são questionados e avaliados quanto à sua adequação em termos das responsabilidades das empresas perante a sociedade. Esta investigação analisa a atitude de contabilistas perante a responsabilidade social das empresas, recolhida através de um inquérito. Em primeiro lugar procedeu-se a uma análise descritiva dos dados e num plano multivariado recorreram-se a técnicas para analisar a interdependência de variáveis, como a análise em componentes principais e análise fatorial. Verifica-se que os contabilistas identificaram duas visões da responsabilidade social e apresentaram diferentes atitudes e posições face a estas visões, assentes em diferentes fundamentos éticos. Confirma-se que a responsabilidade social das empresas pode ser influenciada por modelos desenvolvidos por indivíduos que integram as empresas e representar a relação que estes pretendem que a empresa desenvolva com a sociedade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference10 articles.
1. Almeida, F. (2010). Ética, valores humanos e responsabilidade social das empresas. Princípia.
2. Carroll, A. B. (1979). A three-dimensional comceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, 4(4), 497-505.
3. Carroll, A. B. (1999). Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct. Business e Society, 38(3), 268-295.
4. Davis, K. (1975). Five propositions for social responsability. Business Horizons, 18(3), 19-24.
5. Felix, A. B. (2011). A Crise Económica e a Ética. Inforbanca, 90, 4-6.