Abstract
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar, a partir da visão de Profissionais de Controladoria atuantes nas indústrias automotivas da Região Metropolitana de Recife, que constam na base de dados da rede social de negócios LinkedIn, a percepção que estes profissionais tem em relação às suas competências e as principais competências exigidas pelo mercado de trabalho. O estudo foi realizado com amostra de 130 profissionais escolhidos aleatoriamente para participar da pesquisa. Utilizou-se da técnica de pesquisa survey contendo questões abertas e questões fechadas do tipo Likert (escala de atitude) escala de 1 a 5. Concluiu-se que as competências mais importantes na visão dos entrevistados foram: Capacidade e habilidade analíticas, Planejamento e Visão estratégica. Enquanto que as competências que estes profissionais possuíam na sua autoanálise foram: Auxiliar na tomada de decisão, Operacionalização do Controle Interno, Planejamento, Execução e Controle do Orçamento. Criando assim uma dicotomia entre o perfil de competências que se consideram importantes para os profissionais de Controladoria e as competências que estes profissionais declararam possuir. As habilidades e competências percebidas como as mais importantes foram habilidades intelectuais e do conhecimento, assim como as comportamentais. Já as competências auferidas dizem respeito a um perfil mais técnico. O que poderia no primeiro caso estar relacionado à nova visão do profissional de controladoria como um profissional com competências mais holísticas e voltadas para a sua configuração atual de parceiro de negócios, enquanto que no segundo um perfil profissional mais voltado para competências técnicas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference60 articles.
1. Andriotti, J. N. & Carraro, W. B. H. (2016). Competências necessárias e indispensáveis naformação profissional do controller. Anais do terceiro Congresso de Controladoria e Finanças Unisinos. Unisinos.
2. Araujo, A. D. P. (2011). Competências profissionais e educação corporativa em gestão de pessoas: um estudo empírico (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
3. Beuren, I. M., Bogoni, N. M., & Fernandes, L. (2008). Análise da abordagem da controladoria em dissertações dos programas de pós-graduação em ciências contábeis. RBGN: Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 10(28), 249-263.
4. Bitencourt, C. C. (2004). A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresas, 44, 58-69.
5. Borinelli, M. L. (2006). Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).