Abstract
Considerando a existência de poucos estudos sobre a gestão de risco nas universidades públicas federais, objetiva-se averiguar a implementação das boas práticas de gestão de risco na UFRPE, com base em frameworks internacionais. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cujo dados foram coletados por meio de uma pesquisa documental. A análise dos dados se deu a partir da adaptação e aplicação dos indicadores formulados por Vieira e Araújo (2020). Desse modo, os resultados indicam que a UFRPE atende parcialmente as recomendações internacionais de boas práticas de gestão de risco, o que permite concluir que embora tenha avançado na implementação da gestão de riscos ainda há desafios estruturais a serem superados para garantir uma abordagem abrangente e eficiente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. Araújo, A., & Gomes, A. M. (2021). Risk management in the public sector: challenges in its adoption by Brazilian federal universities. Revista Contabilidade &Finanças, 32, 241-54.
2. de Araújo, J. G. R., & Callado, A. L. C. (2023). Concepção e Implementação de Práticas de Gestão de Riscos: Uma Análise em uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira. Contabilidade Gestão e Governança, 25 (esp), 308-330.
3. ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2018). NBR ISO 31000: gestão de riscos: princípios e diretrizes.
4. Brasil. (1988).Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm .
5. Brasil. (2000). Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm.