Abstract
A gestão da educação básica nacional tem sido um desafio enfrentado pelos órgãos governamentais, sendo este um setor estratégico para o desenvolvimento da sociedade, já que suas instituições preparam jovens para o ensino técnico e superior em todo o país, gerando impacto no mercado de trabalho e nas comunidades locais. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo de avaliação de desempenho global para instituições de ensino básico públicas estaduais e municipais, a fim de contribuir com melhorias na qualidade da avaliação e gestão escolar. Através dos resultados de um estudo de caso realizado com três escolas públicas paulistas, por meio da aplicação de 14 entrevistas e análise documental, e com base em modelos de avaliação de desempenho organizacional presentes na literatura, foi desenvolvido um modelo com 10 dimensões de avaliação e 51 indicadores de desempenho.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Materials Science (miscellaneous)
Reference29 articles.
1. Aguiar, S., & Silva, C. M. (2013) - A nova estrutura administrativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: por uma gestão de resultado com foco no desempenho do aluno – São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Centro de Referência em Educação Mario Covas, ISBN 978-85-7849-532-9.
2. Aragon-Correa, J. A., Marcus, A., Rivera, E., & Kenworthy, A. I. (2017). Sustainability management teaching resources and the challenge of balancing planet, people, and profits. Academy of Management Learning & Education, vol. 16, nº 3, p. 469-483.
3. Auster, E. R., & Wylie, K. K. (2006). Creating active learning in the classroom: A systematic approach. Journal of Management Education, 30(2), p. 333–353.
4. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
5. Corrêa, H. L., & Cunha, J. C. (2013). Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas (RAE), v. 53, nº 3.