Author:
Martins Adones,Martins Rita
Abstract
Contexto: O interesse e preocupação com questões relacionadas à prestação de serviços públicos no bairro Rio Bonito em Joinville frente à implantação de um loteamento (Villa Dona Francisca) no município de Garuva (Santa Catarina) nos instigou a pesquisar os prováveis impactos sociais sobretudo nas áreas de educação e saúde, haja vista, a precariedade de serviços oferecidos pela cidade na região onde será implementado o empreendimento. Metodologia: A presente proposta tem por objetivo a elaboração de um material de pesquisa que possa orientar os estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Vereador Guilherme Züege a compreender, acompanhar e pesquisar as transformações no espaço geográfico, tornando-os assim sujeitos e protagonistas da pesquisa. Para isso, uma série de abordagens se farão necessárias, dentre elas a compreensão de que o uso de novas linguagens como literatura histórica, o uso de geotecnologias, criação e interpretação de mapas e de entrevistas será fator determinante para os resultados da pesquisa. Considerações: Trata-se portanto, de um estudo preliminar que com base em uma proposta de pesquisa-ação será permanentemente alimentado, possibilitando assim, além da compreensão da transformação do espaço geográfico do bairro, em uma ferramenta para a tomada de decisões por parte dos gestores locais.
Reference19 articles.
1. Aguiar, T.C., Barrucho, R.C.N. & Magnano, A.A, (1997). Uma proposta metodológica de análise socioeconômica para estudos ambientais e de reordenamento territorial. Rio de Janeiro, IBGE. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv84762.pdf
2. Almeida, R. D. de; Passini, E. Y. (2006). O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto.
3. Barbosa, R. dos S (2010). O ensino de Geografia na Realidade de Imperatriz: encontros e (des) encontros entre a Geografia Acadêmica e Geografia Escolar. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 16. 2010, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: AGB, p. 01- 06.
4. Batista, N. L., Becker, E. L. S. B. e Cassol, R. (2019). Multiletramentos e multimodalidade na cartografia escolar para o ensino de geografia: considerações gerais. ParaOnde!?, Porto Alegre, v.12n.2, p.01-10, 2019.
5. Duarte, R.G. (2017). A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 187-206, jan./jun., 2017.