Abstract
A pandemia do Covid-19 iniciada em 2020 atingiu em escala mundial a todas as esferas que estruturam o convívio em sociedade. No que diz respeito aos mais atingidos pelos problemas causados pelo Covid-19, os estudos regionais-populacionais juntamente as questões de gênero ligadas ao sexo feminino do município de Jaboatão dos Guararapes, tornam-se uma das formas de dimensionar as dificuldades trazidas pela pandemia em escala regional. Nesse sentido, o presente artigo busca construir um diálogo entre as seguintes problemáticas sociais: os estudos populacionais, as questões de gênero em escala regional (município de Jaboatão dos Guararapes) ligados a problemática da pandemia do Covid 19, os agentes que buscaram amenizar os impactos sócio econômicos trazidos pela pandemia e possivelmente compreender por quais caminhos o vírus atingiu em grande parte a população feminina nessa região e, por fim, demarcar sobre quais as medidas tomadas pela gestão municipal para conter a pandemia em 2020 até os dias atuais, como também pontuar quais as interfaces desse sistema socioeconômico que mantem as diversas problemáticas do cotiando das mulheres e como com a chegada da pandemia as puseram em mais uma posição de vulnerabilidade social (Covid -19).
Reference10 articles.
1. CASTRO, M. R. de. A contribuição da Geografia Médica e da Saúde na pandemia do COVID 19: uma reflexão sobre a cidade do Rio de Janeiro. P2P E INOVAÇÃO, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 230–240, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p230-240.
2. Criamos nossa pesquisa usando FUNDAJ ( www.fundaj.gov.br)
3. Criamos nossa pesquisa usando PopulaçãoNet (https://populacao.net.br/index.php)
4. Criamos nossa pesquisa usando Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (https://jaboatao.pe.gov.br/)
5. OLIVEIRA, E. F. de (14 de setembro de 2020). Atuação intersetorial da equipe do NASF-AB na pandemia de Covid-19: relato de Jaboatão dos Guararapes/PE.