Author:
Costa Taiane,Soares Daniel
Abstract
Contexto: O objetivo deste estudo é analisar como os professores percebem as TICs e o uso dos espaços virtuais para o ensino. Especificamente, identificar quais os espaços virtuais que os professores de Geografia utilizam para a prática educativa, assim como conhecer se os professores utilizam do ciberespaço para a sua prática diante do contexto da cibercultura, para além de conhecer como vem se constituindo a relação do professor com os espaços virtuais da internet (ciberespaço) no ambiente escolar nas aulas de Geografia, tendo em vista as implicações desta relação para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Metodologia: Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário virtual com dez professores de geografia da rede pública de ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no Município de Altamira, Pará. A análise de coleta dos dados ocorreu por meio das respostas dos professores ao questionário virtual. Considerações: A análise dos resultados mostra-nos que o a disponibilidade e o uso das TICs e do ciberespaço no ambiente escolar, e o acesso a rede, estão abaixo das suas potencialidades. Reforça ainda a convicção de que é necessário desenvolver ações que possibilitem pensar a introdução das TICs na escola e do ambiente virtual numa vertente pedagógica, de forma a criar oportunidades e experiências de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento ao educando.
Reference17 articles.
1. Azevedo, H. L. (2010). O ciberespaço em uma reflexão geográfica (3ª ed.). Vértices. [Link](https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100026)
2. Bourdieu, P. (2000). O poder simbólico (3ª ed.). Bertrand.
3. Barros, T., Teixeira, A. C. (2019). A educação geográfica e as novas tecnologias, movimentos e possibilidades. [Link](https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3102)
4. Carlos, A. F. A., & Vidal, J. W. (2010). A geografia na sala de aula (8ª ed.). Contexto.
5. Castells, M. (1999). A sociedade em rede. A era da informática: Economia, Sociedade e Cultura (1ª ed.). Paz e Terra.