Abstract
Contexto: O presente estudo descreve o relato de experiência de um acadêmico do curso de Licenciatura em Geografia e sua vivência em sala de aula durante o estágio supervisionado enquanto etapa fundamental para a sua formação professoral. Tem como objetivo discutir, a partir de experiências e vivências no âmbito do Estágio Supervisionado de Geografia, o ensino do conteúdo de “Orientação e Localização”, junto a uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Coari (Amazonas). Metodologia: Metodologicamente, direciona-se para pesquisa exploratória, relato de experiência e pesquisa qualitativa, associadas à utilização de recursos didáticos diversos, tais como esferas de isopor, fitas adesivas, bambolês e globo terrestre. Considerações: Foi observado que as práticas convencionais de ensino baseadas somente na leitura do livro escolar não são de forma alguma descartáveis e que por vezes, a falta de recursos impossibilita que o professor possa encontrar formas de inovar sua metodologia de ensino. Constatou-se que, por meio de soluções simples, é possível garantir o interesse e o dinamismo em aula, com interação e fazendo com que o alunado possa enxergar de forma concreta o conteúdo que está sendo ensinado.
Reference17 articles.
1. Almeida, R. D. (Org.). (2010). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto.
2. Campos, A. C. (2010). Metodologia do ensino de geografia. São Cristóvão: UFS.
3. Carvalho, J. I. F.; Santos, F. K. S.; Sousa, L. A. (2017). A cartografia social e o ensino de geografia na educação básica: um desenho a construir. Revista de Ensino de Geografia, 8, 15, 82-97.
4. Castro, C. J. N.; Soares, D. A. S.; Quaresma, M. J. N. (2015). Cartografia e ensino de geografia: o uso de mapas temáticos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. Boletim Amazônico de Geografia, 2, 3, 41-57. DOI: https://doi.org/10.17552/2358-7040/bag.v2n3p41-57
5. Castrogiovanni, A. C. (2007). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EdiPUCRS.