Abstract
No ensino de Ciências, o livro didático (LD) representa, muitas vezes, o único recurso presente no processo de ensino-aprendizagem, de forma que se faz necessários estudos constantes para verificar a qualidade do serviço dele à educação. Neste contexto, o presente analisou o conteúdo de saúde humana sobre as doenças parasitárias, nos LDs de Biologia do ensino médios entre os anos de 2009 a 2020. Para alcançar tal objetivo, uma pesquisa qualitativa de caráter documental utilizou três coleções do LD como fonte de pesquisa para coleta de dados, para a análise e descrição dos principais aspectos dos conteúdos das doenças parasitárias. Os resultados evidenciam: erros conceituais (LD1), omissão de informações sobre transmissão e profilaxia (LD1 e LD2), redução de páginas ao longo dos anos e a exclusão de doenças relevantes (LD3) Ao não abordar conteúdos relevantes para população escolar dos países em desenvolvimento, o LD não permite que o aluno vivencie e aprenda de modo, a relacionar o conteúdo das ciências a sua vida e aos temas sociais. Assim, dada a limitação do LD como ferramenta didática, é indispensável a utilização de outras estratégias didáticas para complementar o conteúdo e incentivar os estudantes a desenvolverem práticas saudáveis em seu cotidiano que promovam além do aprendizado, a promoção da saúde
Reference35 articles.
1. ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif; SCHALL, Virgínia Torres. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático. Ciênc. Educ, Bauru, v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n3/09.pdf. Acesse em: 23 out. 2020.
2. BARBOSA, Loeste de Arruda; SAMPAIO, Ana Léa Alcântara; MELO, Ana Luisa Almeida; Macedo, Ayslane Patrícia Nascimento de; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa. A Educação em Saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. Revista Brasileira de Promoção à Saúde, Fortaleza, v. 22, n. 4, p. 272-278, out./dez. 2009. Disponível em: < http://www.unifor.br/images/pdfs/rbps/artigo10_2009.4.pdf>. Acesso em: mar. 2020.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5º ed. Lisboa: Edições 70; 2011.
4. BRANDÃO, José D. P. O papel e a importância do livro didático no processo de ensino aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 1., 2014, Paraíba. Anais do 1º Congresso Nacional de Educação: debate desafios e perspectivas da Inovação, Ciência e Tecnologia. Paraíba: Realize, 2014. p. 1-6.
5. BRASIL, Ministério da Saúde do Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF; 2004.