Abstract
Objetivo: identificar quais são os fatores explicativos para o volume de aplicação de recursos relacionado ao meio ambiente nos municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná.
Método/abordagem: levantamento de dados com uma abordagem e análise qualitativa e quantitativa das variáveis pesquisadas do problema. A pesquisa foi desenvolvida como um estudo empírico através de levantamento de dados de forma direta e/ou indireta através da internet na página dos municípios da amostra.
Principais Resultados: Com base de função 18 dos Planos Plurianuais, foi possível identificar que alguns municípios apresentam em relação a outros, um maior compromisso com o meio ambiente referente ao percentual de recursos aplicados. Os resultados também demonstram que há uma vinculação do tamanho da população, do índice da educação básica, como fatores explicativos para uma maior destinação de recursos para meio ambiente, frente as despesas totais dos municípios.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Contribui com a literatura na medida em que se propõe analisar a relação do nível de investimento em gestão ambiental dos municípios sob os preceitos da teoria da agência e teoria dos stakeholders, bem como contribui para a área ambiental no que se refere a fomentar o acompanhamento das ações e gastos em gestão ambiental nos municípios que compõem a amostra, e assim, procura demonstrar a transparência lançada sobre os mencionados gastos.
Originalidade/relevância: A relevância e justificativa do estudo está na importância da efetivação do controle social feito pelo cidadão sobre as ações do gestor público considerando o compromisso assumido frente a Agenda 2030.
Publisher
Revista Gestao Organizacional