Abstract
Objetivo: Avaliar fatores da trabalhabilidade que implicam na capacidade para o trabalho, através da utilização da ferramenta Índice de Capacidade para o Trabalho – ICT (WAI).
Método/abordagem: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, usando método de levantamento de campo, tipo survey. O universo deste estudo correspondeu a trabalhadores brasileiros em idade ativa para o trabalho e a amostra, do tipo não probabilística, composta por 306 respondentes. O processamento e análise dos dados se deram via análise descritiva dos dados, análises segundo os escores do questionário ICT/ WAI, e análise fatorial.
Principais Resultados: Os resultados mostraram que 38,89% dos trabalhadores pesquisados, apresentaram ICT inadequado e necessitavam de intervenção, de restauração ou melhoria de sua capacidade para o trabalho. Identificou-se também que fatores da trabalhabilidade como alinhamento profissional, satisfação no trabalho e marketing pessoal tem influência sobre a capacidade para o trabalho dos trabalhadores.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Ampliação do conhecimento sobre o uso da ferramenta ICT para analisar a capacidade para o trabalho dos trabalhadores, visando intervenções necessárias à recuperação, melhora ou apoio da capacidade para o trabalho, através do acompanhamento físico e psíquico, individual e coletivo dos trabalhadores. A avaliação dos fatores de trabalhabilidade pode auxiliar trabalhadores e gestores na implementação de programas de saúde ocupacional.
Originalidade/relevância: Escassez de estudos, na literatura brasileira, sobre a capacidade para o trabalho de trabalhadores em idade ativa e sua relação com fatores de trabalhabilidade.
Publisher
Revista Gestao Organizacional