Author:
Souza Noronha Nepomuceno André,Alperstedt Graziela Dias,Andion Carolina
Abstract
Objetivo: Explorar as controvérsias entre os atores mapeados no projeto Araucária + para entender as questões que impedem um avanço mais rápido na preservação da floresta com Araucárias no sul do Brasil na direção do ODS 15.
Método/abordagem: Estudo de caso qualitativo e interpretativo que considera o contexto cultural, histórico e político da região e observa as tensões na dinâmica e gestão das interações dentro do ecossistema de inovação social estudado.
Principais Resultados: A pesquisa apresenta os atores, seus papéis e relações, revelando duas controvérsias principais: (1) ausência de consenso sobre a necessidade de proteger a floresta e, (2) a questão da pecuária e seu impacto nas florestas remanescentes.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Este estudo contribui para problematizar e avançar em relação a modelos teóricos normativos, estáticos e predeterminados que descrevem modelos de ecossistemas de inovação social ideais, sem trazer à tona as particularidades e controvérsias existentes em ecossistemas específicos. O artigo contribui, assim, para a compreensão da complexidade de um ecossistema de inovação social destinado a proteger a Mata Atlântica no Sul do Brasil, a partir da literatura sobre Ecossistema de Inovação Social.
Originalidade/relevância: Ao contribuir para a compreensão de uma rede de atores específica voltada para a preservação da Mata Atlântica sob a perspectiva da abordagem dos ecossistemas de inovação social, o artigo fornece insights sobre a complexidade dessa rede que foge dos modelos ideais encontrados na literatura, assim como traz luz a uma importante experiência voltada para a preservação de florestas, em conexão direta com o ODS 15 e indiretamente com os demais ODSs.
Publisher
Revista Gestao Organizacional
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献