Abstract
Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar o perfil da governança no setor hospitalar.
Método / abordagem: A abordagem da pesquisa se caracteriza por utilizar o método dedutivo, de natureza aplicada e caráter exploratório de abordagem qualitativa, apoiada em um estudo multicasos em redes de serviços hospitalares. A coleta de dados envolveu três diferentes técnicas: entrevista semiestruturada com gestores das instituições, aplicação de questionário junto aos funcionários e análise de documentação interna das instituições.
Principais resultados: Os principais resultados da pesquisa indicam que as categorias que se referem aos procedimentos de controles do comportamento e do processo são os mais valorizados em detrimento dos aspectos que se voltam para os relacionamentos sociais como fatores estratégicos promotores da confiança e/ou comprometimento.
Contribuições do estudo: A pesquisa apresenta como contribuição gerencial e teórica o entendimento de que governança da área da saúde está direcionada a práticas de controle e exercício de poder e regulação de processos burocráticos.
Originalidade / relevância: A relevância da pesquisa se estabelece pelo esclarecimento de uma lacuna no entendimento da governança na área da saúde hospitalar, que conforme os dados desta pesquisa, apresenta diferenças em relação aos outros setores da economia.
Publisher
Revista Gestao Organizacional