Author:
Rocha Santos Emanuel,Nascimento Suellen,Vasconcelos Silva Simone
Abstract
Objetivo: Este artigo tem por objetivo propor melhorias no processo de inspeção e regularização das fraudes na medição em uma distribuidora de energia do estado do Rio de Janeiro, visando o combate às perdas não técnicas. Para tal, foi utilizada a modelagem do processo por meio da notação BPMN (Business Process Model Notation) integrada às ferramentas da qualidade.
Método / abordagem: A metodologia de pesquisa foi dividida em: identificação de trabalhos relacionados na literatura, análise de dados e documentos da organização estudada em relação ao processo que será abordado, modelagem do processo de negócio por meio da notação BPMN (Business Process Model Notation), análise de possíveis melhorias por meio da aplicação de ferramentas da qualidade, desenho do processo após as melhorias, e análise dos resultados obtidos com a implantação das melhorias no processo.
Principais resultados: A implementação das melhorias detectadas acarretou uma melhora significativa dos indicadores de ganhos de energia, alcançando pico de 27% de aumento, além disso, observou-se uma redução da reincidência de fraude de energia por meio das medidas aplicadas como resultado deste trabalho, atingindo o objetivo proposto.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Com os resultados obtidos pode-se concluir que a modelagem de processos integrada à aplicação de ferramentas da qualidade é essencial na melhoria dos processos de negócio.
Originalidade / relevância: O trabalho traz originalidade com a aplicação da metodologia proposta no âmbito do serviço de combate às perdas em distribuição de energia elétrica, tema de grande relevância para o setor.
Publisher
Revista Gestao Organizacional