Abstract
Objetivo: avaliar a implantação do mapeamento de processos das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Método / abordagem: como procedimentos metodológicos, foram utilizados o método dedutivo, descritivo, estudo de caso único, utilizando como procedimentos técnicos as entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos em educação (STAE) lotados em secretarias dos PPGs do CTC, como dados primários, além das pesquisas bibliográfica e documental, como dados secundários.
Principais resultados: observou-se que o Manual de Benchmark dos PPGs constitui um material relevante aos trabalhos nas secretarias dos PPGs, pois permite a rápida qualificação dos servidores novos, garante a contínua atualização dos procedimentos e a visualização de oportunidades de melhoria para a execução dos trabalhos administrativos. Os STAEs afirmaram a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas por meio de uma secretaria integrada para melhorar as práticas administrativas, por meio de troca de experiências, pois atualmente as secretarias realizam as atividades de maneira isolada, cada qual executando os processos inerentes ao seu curso.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: como ações a serem tomadas pela equipe de gestão do CTC, em conjunto com a equipe que elaborou o Manual de Benchmark dos PPGs, sugere-se a alocação de recursos para a capacitação dos STAEs das secretarias dos PPGs, uma ação continuada relevante para alcançar resultados satisfatórios ao preparo desses profissionais e padronização dos processos. A integração das secretarias poderia fomentar a troca de experiências e elevar a qualidade dos resultados dos PPGs, uma vez que alguns dos STAEs realizam consultas aos demais colegas a respeito de processos. A partir da concentração das atividades, a carga de trabalho pode ser distribuída, o que poderá promover a otimização dos resultados dos STAEs, além de possibilitar a distribuição de STAEs em setores deficitários quanto à disponibilidade de pessoal, situação essa recorrente na UFSC e que pode comprometer decisões estratégicas dos gestores dessa instituição no âmbito da pós-graduação.
Originalidade / relevância: a pesquisa torna-se relevante, uma vez que é significativo o acompanhamento das atividades dos STAEs na Instituição, assim como nos PPGs, principalmente quando há um conjunto de manuais de Benchmark, disponíveis desde 2015, desenvolvidos para auxiliar as secretarias desses programas do CTC.
Publisher
Revista Gestao Organizacional