Abstract
Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar as competências gerenciais associadas ao papel do docente gestor nas IFES, em especial na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
Método / abordagem: Foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas com docentes-gestores, utilizando um roteiro semiestruturado. A análise de dados se deu pelo uso da técnica de análise de conteúdo e o software Atlas TI.
Principais resultados: Os resultados demonstram que os docentes da UFERSA assumem os cargos de gestão sem receber treinamento prévio. A busca por treinamento é suscitada mais por necessidade pessoal do que incentivo formal ou institucional. Identificou-se que, por vezes, o docente tem de preterir tarefas cotidianas e focar nas atribuições de gestor. Constatou-se que docentes-gestores desempenham o papel de forma empírica, por meio de interação com outros grupos e adaptação de experiências prévias.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Foi constatado que os docentes-gestores desconhecem normativas que delineiem sua atuação dentro das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, destacaram a importância em desenvolver competências interpessoais como forma de compensar tal carência. Desse modo, a interação com grupos sociais foi considerada como essencial para a gestão de qualidade.
Originalidade / relevância: O artigo contribui com a discussão sobre o papel do docente-gestor ao caracterizar o papel do docente-gestor na UFERSA e quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes que exercem o papel de gestor.
Publisher
Revista Gestao Organizacional