Abstract
O objetivo deste ensaio, na forma de review, é apresentar e caracterizar o livro Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future, organizado e editado por Marcelo C. Borba e Daniel C. Orey, cujo foco central é a trajetória, o legado e as perspectivas de futuro expressas e impressas na obra, na vida e na con(vivência) dos autores com o intelectual Ubiratan D’Ambrosio, tomando como foco o campo da Educação Matemática. O ensaio se justifica pela importância de D’Ambrosio e de sua atuação nos debates acadêmicos, no campo de pesquisa em Educação Matemática em suas diversas dimensões, com destaque para a Etnomatemática e a História da Matemática. No livro, há diversos exemplos do pioneirismo, inovação e renovação das proposições e discussões acerca das relações entre Matemática, sociedade, cultura e Educação, com impactos diretos e indiretos na formação e ação de professores, bem como na transformação social. Todos os exemplos são expressos por pesquisadores que tiveram relações pessoais e profissionais com D’Ambrosio e que, na obra aqui resenhada, inserem seu testemunho a respeito da presença desse intelectual da cena brasileira em mais de meio século.
Publisher
Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre Historia da Educacao Matematica
Reference14 articles.
1. BEBIANO, Natália. Bento de Jesus Caraça: uma fotobiografia. Coimbra: Edições Cosmos, 2021.
2. BORBA, Marcelo C.; OREY, Daniel C. (Ed.). Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future. Springer Nature, 2023.
3. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
4. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
5. DALL’AVA-SANTUCCI, Josette. Mulheres e Médicas: as pioneiras da medicina. Tradução Hortência Santos Lencastre. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.