Author:
Santos Diana,Pires Emanoel,Freitas Cláudia,Fuão Rebeca Schumacher,Lopes João Marques
Abstract
Neste artigo usamos um conjunto de características sintático-semânticas da língua portuguesa para classificar em períodos literários dois conjuntos de obras. Em que medida tais características são capazes de refletir distinções relevantes no âmbito dos estudos literários é uma das questões que pretendemos investigar.
O primeiro grupo de obras corresponde à replicação do trabalho relatado em 2009 por Barufaldi et al., que usaram métodos de compressão de dados sobre uma série de obras brasileiras classificadas em quatro períodos literários: barroco, arcadismo, romantismo e realismo, desde o Padre António Vieira até Raul Pompéia, contabilizando 15 autores diferentes e totalizando 37 obras.
O segundo grupo inclui muito mais obras (192), tanto portuguesas como brasileiras, mas apenas integra romances ou novelas publicadas no período de 1840 a 1919. As escolas literárias escolhidas foram o realismo, o romantismo, o simbolismo, o naturalismo, o decadentismo e o modernismo, mas, ao contrário da classificação anterior, permitimos que uma mesma obra pertença a várias escolas.
Usamos técnicas de classificação em R para a primeira tarefa, e análise de correspondências para a segunda. Também aplicamos técnicas de modelos de tópicos à segunda coleção para ver se é possível obter tópicos representativos de escolas literárias diferentes.
Subject
Linguistics and Language,Language and Linguistics
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献