Abstract
Este estudo investiga o tratamento dado à produção oral (PO) em um curso de Licenciatura em Letras Espanhol a distância e analisa se a realização de tarefas de PO contribui para o desenvolvimento dessa habilidade em relação à pronúncia, acurácia gramatical e fluência de aprendizes de espanhol como língua estrangeira (LE) na educação a distância (EaD), avaliando também o impacto de duas formas de feedback no desenvolvimento da produção oral desses alunos em duas coletas (uma de dois semestres e uma de um). Com esses objetivos, foram analisados o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos e o material didático usado, aplicados questionários com os 42 alunos e as duas docentes participantes. Para avaliar o desenvolvimento da PO dos alunos, os dividimos em três grupos: experimental, experimental+ e controle. Os do grupo controle realizaram um pré e um pós-teste e não receberam feedback sobre suas produções. Os grupos experimentais realizaram o pré–teste, 3 tarefas de PO e o pós-teste e receberam feedback, sendo o do grupo experimental+ mais explicativo em relação ao experimental. Os resultados mostram que as práticas de PO são preteridas nas disciplinas e que houve um aumento estatisticamente significativo da medida de pronúncia dos grupos experimentais, ao final de dois semestres, o que não foi constatado com relação ao desenvolvimento das demais variáveis analisadas nas duas coletas. Conclui-se dos resultados que a produção oral dos aprendizes de espanhol da EaD é mais beneficiada pela realização de tarefas e pelo feedback mais sucinto recebido a longo prazo.
Subject
Literature and Literary Theory,Music,Visual Arts and Performing Arts,Language and Linguistics
Reference50 articles.
1. Aretio, L. G., Corbella, M. R., & Figaredo, D. D. (2007). De la educación a distancia a la educación virtual. Editora Ariel.
2. Arnold, J., Julián, C. (2015). Facilitando la expresión oral y la interacción en la clase de español como L2. MarcoELE, 21, 62–75.
3. Bailini, S. (2020a). El feedback interactivo y la adquisición del español como lengua extranjera. Mimesis.
4. Bailini, S. (2020b). El feedback como herramienta didáctica para el desarrollo de la autonomía en la adquisición de lenguas extranjeras. Philologia Hispalensis, 34, 25–39. https://doi.org/10.12795/PH.2020.v34.i01.02
5. Baralo, M. (2000). El desarrollo de la expresión oral en el aula de E/LE. Carabela, 47, 5–36.