Conhecimento linguístico e gêneros discursivos digitais: correlações possíveis a partir de fenômenos variáveis em interações por chat

Author:

Ferreira de Carvalhaes Pinheiro AndreiORCID,Paredes Silva VeraORCID,Abreu Gomes ChristinaORCID

Abstract

Diversos estudos sobre a língua inglesa têm verificado, na comunicação informal por ambiente digital, estratégias de redução ou simplificação sintática, entre as quais se atesta a não expressão do sujeito de 1.ª pessoa do singular. Este artigo focaliza um gênero discursivo digital com o objetivo de verificar se a língua usada no ambiente digital se diferencia dos usos observados na fala e na escrita convencionais, ao incorporar diferentes frequências de variantes morfossintáticas. São analisados dados das variáveis realização do sujeito pronominal de 1.ª pessoa do singular e do objeto direto anafórico de 3.ª pessoa do português brasileiro. Os dados foram coletados de interações por chat (ou mensagens instantâneas), tipicamente informais. Os resultados indicam a predominância das variantes nulas para ambas as variáveis, reproduzindo taxas atestadas para a realização do sujeito na escrita e para a realização do objeto direto anafórico na fala. Dessa forma, constitui-se um padrão específico do gênero discursivo digital analisado. A partir da abordagem dos Modelos baseados no Uso, buscamos argumentar que os padrões observados nos gêneros discursivos, incluindo os digitais, também integram o conhecimento linguístico do falante.

Publisher

University of Minho

Subject

Literature and Literary Theory,Music,Visual Arts and Performing Arts,Language and Linguistics

Reference48 articles.

1. Androutsopoulos, J. (2014). Mediatization and sociolinguistic change: key concepts, research traditions, open issues. In J. Androutsopoulos (Ed.), Mediatization and sociolinguistic change (pp. 3–48). De Gruyter.

2. Araújo, J. (2010). Transmutação de gêneros na web: a emergência do chat. In L. A. Marcuschi & A. C. Xavier (Eds.), Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido (3.ª ed., pp. 109–134). Cortez.

3. Araújo, J. (2016). Reelaborações de gêneros em redes sociais. In J. Araújo & V. Leffa (Eds.), Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? (pp. 49–64). Parábola Editorial.

4. Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. (M. Pereira, Trad.). Martins Fontes. (1.a ed. 1979)

5. Baron, N. (2013). Enunciados segmentados em MIs. In T. G. Shepherd & T. G. Saliés (Eds.), Linguística da internet (T. G. Shepherd, Trad.; pp. 125–155). Contexto.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3