Author:
Cristóvão Vera Lúcia Lopes,Ferreira Laura Márcia Luiza,Cardoso Inês,Pereira Luísa Álvares,Ambrósio Susana
Abstract
Neste artigo, pretendemos mapear mídias de produções multimodais de Divulgação Científica (DC) nas Ciências da Linguagem, no Brasil e em Portugal, de 2018 a 2022. Procuramos ainda compreender as motivações e modos de ação de linguistas que se dedicam a esta atividade. Para tal, usamos a técnica snowball para o primeiro objetivo, e entrevista semiestruturada para o segundo. O mapeamento mostra que a DC está em crescimento no Brasil, particularmente nas mídias digitais multimodais, tais como podcasts, vídeos do YouTube e blogues, em sua maioria, programas não institucionais que podem promover mais liberdade na escolha temática, nomeadamente em produções multimodais com menção direta a fatos do cotidiano ou do contexto. Em Portugal, a atividade encontra-se em emergência, com predominância do modo escrito, como artigo de opinião em jornal nacional, e algumas iniciativas institucionais de caráter multimodal por parte de um centro de investigação. Segundo os nossos entrevistados, os modos de ação da DC desenvolvem saberes e competências relacionados à comunicação não só fora da academia, como também dentro (para pares e para alunos), o que seria mais uma razão pela qual mais linguistas deveriam empreender este tipo de ação de DC, considerada importante em prol da (in)formação cidadã.
Funder
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Subject
Literature and Literary Theory,Music,Visual Arts and Performing Arts,Language and Linguistics
Reference18 articles.
1. Alves, M., Hanisch, C., Cordeiro-Oliveira, S., & Gomes, E. (2022). Popularização da Linguística na formação de professores no Acre: Ensino, pesquisa e extensão. Cadernos De Linguística, 3(2), e652. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id652
2. Cassidy, A. (2021). Communicating the social sciences and humanities. Challenges and insights for research communication. In M. Bucchi & B. Trench (Eds.), Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (pp. 198–213). Routledge.
3. Correia, F., & Soares, A. (Coords.) (2019). Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público. Edições Afrontamento.
4. Correia, F. (2019). Comunicação de Ciência: Fundamentos e princípios, implicações e perspectivas. In F. Correia & A. Soares (Coords.), Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público (pp. 25–69). Edições Afrontamento.
5. De Conto, L., Sanchez-Mendes, L., & Rigatti, P. (2022). Quando o falante faz Linguística: Como atividades epilinguísticas e metalinguísticas interessam ao fazer científico. Cadernos De Linguística, 3(2), e653. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id653