Cultura Visual, Violência de Gênero e Masculinidades: Entrecruzamentos e Possibilidades Pedagógicas

Author:

de Abreu Carla LuziaORCID,Dos Santos Junior Jocy MenesesORCID

Abstract

Este artigo explora as relações entre cultura visual, gênero e violência, com foco nas visualidades e em seus papéis pedagógicos. Considerando o protagonismo exercido pelos homens na prática de violências gendradas, são apresentadas algumas reflexões teóricas sobre os modos pelos quais a construção social do visual está implicada no problema, a partir de uma abordagem dos estudos da cultura visual e dos estudos de gênero. Para corroborar com as reflexões, descrevemos uma proposta pedagógica desenvolvida com duas turmas de estudantes universitários de artes visuais no segundo semestre de 2021, nas quais as pessoas participantes foram convidadas a pensar sobre a construção das aprendizagens de gênero e as violências que permeiam esse processo, tendo como dispositivo condutor das discussões a elaboração de constelações visuais. Essa estratégia metodológica foi inspirada nos estudos de Aby Warburg (2000/2010) e de Georges Didi-Huberman (2002/2013, 2011/2018) e buscou explorar o potencial inerente ao ato de confrontar imagens. A expectativa desta atividade pedagógica foi de promover deslocamentos do olhar e reposicionamentos a respeito da naturalização da ordem de gênero e das práticas violentas que ela sustenta. Durante a construção dos painéis visuais e das discussões que moveram os encontros, percebemos que os homens têm certa dificuldade em compreender ou expressar de que modo estão envolvidos no problema, enquanto as mulheres relataram experiências próximas com situações de violência. Entretanto, ainda que as condutas e a cumplicidade masculinas não tenham sido problematizadas de forma expressiva pelos homens, eles aproveitaram o espaço para relatar como a socialização masculina é marcada por violências praticadas em nome do gênero. Concluímos que o papel desempenhado pelas visualidades na reprodução ou subversão de normas e padrões pode contribuir para problematizar as redes de sentido estabelecidas socialmente em torno do gênero.

Publisher

University of Minho

Subject

General Medicine

Reference43 articles.

1. Abreu, C. L. De. (2014a). O digital como arquétipo do real: Homofobia e sexismo 2.0. In E. M. Chaud & T. Sant’Anna (Eds.), Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (pp. 732–743). PPGACV-UFG.

2. Abreu, C. L. De. (2014b). Géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales digitales [Tese de doutoramento, Universidade de Barcelona]. Repositório Digital UB. http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/62126

3. Abreu, C. L. De. (2017). Justiça social e educação: Problemas de gênero nas artes visuais. In F. Miranda, G. Vicci, & M. Ardanche (Eds.), Anais do V Coloquio Internacional Educación y Visualidad (pp. 325–332). UDELAR.

4. Acosta, F., Andrade Filho, A., & Bronz, A. (2004). Conversas homem a homem: Grupo reflexivo de gênero – Metodologia. Instituto Noos.

5. Belausteguigoitia, M., & Lozano, R. (2019). Cultura visual. In A. Colling & L. Tedeschi (Eds.), Dicionário crítico de gênero (2.ª ed., pp. 147–150). Editora UFGD.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3