Author:
Faria I. B. S.,Poggiali F. S. J.
Abstract
O presente artigo trata-se de uma revisão da literatura referente às ações dinâmicas em estruturas no Brasil. Esse trabalho objetiva determinar os principais aspectos referentes à vibrações em estruturas, apontar as causas e as consequências dessas ações dinâmicas. Trata-se da caracterização dos fenômenos dinâmicos e das principais fontes geradoras de vibrações. O artigo também apresenta uma breve contextualização das normativas brasileiras e por último aborda as principais consequências desse tipo de carregamento nas estruturas e alguns casos que aconteceram no Brasil, devido aos efeitos dinâmicos do meio. Pelos aspectos analisados, verificou-se a necessidade da realização de estudos na área de ações dinâmicas em estruturas, principalmente se tratando de sismos e a falta de conhecimento da norma que rege projetos sujeitos a ações sísmicas, por parte dos engenheiros. Outro fator de extrema necessidade é a realização de fiscalizações das edificações que são implantadas próximas à meios de grande geração de vibrações decorrentes dos modais de transporte.
Reference21 articles.
1. Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 6118: Projeto De Estruturas de Concreto — Procedimento. Rio de Janeiro. 2014.
2. Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 6123: Forças Devido ao Vento em Edificações. Rio de Janeiro. 1988.
3. Athanasopoulos, G. A.; Pelekis. P. C. Ground Vibration From Sheet Pile Driving in Urban Environment: measurements, analysis and effects on building and occupants. Soil and Dynamic and Earthquake Engineering v. 19, p. 371-387. 2000.
4. Bachmann, H. et al. Vibration Problems in Structures: Pratical Guidelines. Basel, Birkhäuser. 1995.
5. Brasil, R. M. L. R. F.; Silva, M. A. Introdução à Dinâmica das Estruturas. São Paulo, Blucher. 2015.