Abstract
Este artigo analisa o fenômeno da transição para sustentabilidade em negócios de moda autoral na cidade de Curitiba-PR. O estudo multicaso é qualitativo exploratório e descritivo a partir de duas abordagens teóricas complementares: da economia circular e da transição sociotécnica para sustentabilidade, com base na perspectiva multinível (MLP). Os resultados indicaram que todas as marcas estudadas apresentam iniciativas relevantes da economia circular em seus processos, tais como: fornecedores qualificados, reutilização de resíduos e uso de materiais descartados, produção com processos artesanais e conscientização dos consumidores. Analisaram-se ainda os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento e crescimento das marcas autorais. Os resultados mostraram que as empresas de moda autoral em Curitiba contribuem para a modificação do regime atual, buscando a viabilidade de mudanças do ponto de vista financeiro, de negócios, produtos e inovação em direção ao meio ambiente e a sustentabilidade ao mesmo tempo em que contribuem para a transição para a sustentabilidade no horizonte de longo prazo.
Reference44 articles.
1. AGÊNCIA CURITIBA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Ag.cwb Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, 2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
2. ALTENBURG, T., PEGELS, A. Sustainability-oriented innovation systems – managing the green transformation. Innovation and Development, 2 (1), 5-22, 2012.
3. AMARAL, M. C.; ZONATTI, W. F., SILVA, K. L., JUNIOR, K., NETO, J. A.; RAMOS, J. B. Reciclagem industrial e reuso têxtil no Brasil: estudo de caso e considerações referentes à economia circular. Gestão & Produção, 25 (3), p. 431-443, 2018.
4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). Relatório de atividades ABIT 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2019.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.