Abstract
A espécie Hymenaea courbaril L., apresenta potencial econômico na comercialização de sua seiva e na indústria madeireira da Amazônia, bem como elevada importância para a medicina popular e construção civil. Sendo assim, este trabalho avaliou o desempenho de plântulas após a aplicação de ultrassom em sementes de Hymenaea courbaril L. No experimento usou-se duas temperaturas de 30 ºC e 35 ºC e quatro grupos com quatro repetições de 25 sementes cada, sendo o grupo controle e três grupos com aplicação de ultrassom na frequência de 3 MHz, intensidade de 2 W/cm² por 2 minutos (T2), 3 minutos (T3) e 4 minutos (T4). Avaliou-se as variáveis de comprimento e massa seca e fresca da parte aérea e radicular. De acordo com os resultados, houve uma redução de massa fresca da raiz e um aumento de massa fresca da parte aérea significativos entre os tratamentos de 3 e 4 minutos relação ao grupo controle. Porém, nenhuma alteração significativa foi percebida para massa seca. Tal fato sugeri alteração do grau de absorção de água, sendo necessários mais estudos empregando outros parâmetros.
Publisher
Multidiciplinary Sciences
Reference22 articles.
1. Costa CB. BOAS PRÁTICAS DE MANEJO PARA O EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL DO JATOBÁ. Brasilia DF; 2015.
2. Costa DL da, Silva Ribeiro RB da, Vieira DDS, Santos MF dos, Gama JRV, Lima B de A. Multipropósito de Hymenaea courbaril L. em uma área de manejo florestal comunitário na Amazônia. Advances in Forestry Science. 2019 Jul 24;6(2):691–7.
3. dos Santos JCC, Ribeiro Silva DM, Costa RN, Santos SA, dos Santos Silva LK, Silva JV. Biometry of fruits and seeds and pre-germination treatments of Hymenaea courbaril seeds. Revista em Agronegocio e Meio Ambiente. 2019;12(3):957–79.
4. Galdino OP da S. SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE 36 ESPÉCIES NATIVAS PLANTADAS VIA SEMEADURA DIRETA EM ÁREAS DEGRADADAS NO DF, APÓS 3 ANOS. [Planaltina DF]; 2018.
5. Costa CB. BOAS PRÁTICAS DE MANEJO PARA O EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL DO JATOBÁ. Brasilia DF; 2015.