Affiliation:
1. Departamento de Ortopedia, Faculdade de Medicina, Prince of Songkla University, Songkhla, Tailândia
2. Departamento de Radiologia, Faculdade de Medicina, Prince of Songkla University, Songkhla, Tailândia
Abstract
Resumo
Objetivo O ácido tranexâmico (TXA) é um antifibrinolítico amplamente utilizado para diminuir as taxas de perda de sangue e de transfusão de sangue na artroplastia total do quadril. No entanto, há evidências limitadas de uso tópico de TXA na hemiartroplastia do quadril para fraturas no pescoço femoral. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do TXA tópico na perda de sangue e transfusões de sangue em pacientes com fratura femoral que foram submetidos a hemiartroplastia bipolar cimentada.
Métodos Vinte e seis pacientes com fraturas no pescoço femoral e programados para artroplastia cimentada bipolar foram randomizados em dois grupos. O primeiro grupo de 12 pacientes recebeu TXA tópico durante a operação; no segundo grupo, 14 pacientes receberam placebo. O hematócrito foi medido às 6 e 24 horas no pós-operatório. Também foram registradas transfusões de sangue e complicações pós-operatórias.
Resultados A perda total de sangue não foi diferente entre o grupo TXA e o grupo controle (grupo TXA: 459,48 ± 456,32 ml; e grupo controle: 732,98 ± 474,02 ml; p = 0,14). No entanto, não houve pacientes dentro do grupo TXA que necessitaram de transfusão de sangue, enquanto 4 pacientes no grupo controle fizeram transfusões de sangue halogênicas (p = 0,044). Não houve complicações pós-operatórias, tais como complicação da ferida, tromboembolismo venoso ou complicações cardiovasculares dentro de qualquer grupo.
Conclusão O TXA tópico não conseguiu diminuir a perda total de sangue, mas foi capaz de reduzir as taxas de transfusão, em pacientes submetidos a hemiartroplastia de quadril bipolar cimentada em fraturas no pescoço femoral. Outros estudos com doses de TXA tópico em um tamanho amostral maior seriam benéficos.
Nível de Evidência II.
Subject
Orthopedics and Sports Medicine,Surgery