Affiliation:
1. Departamento de Cirurgia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
2. Divisão Ortopedia Oncológica, Hospital do Trabalhador, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Abstract
Resumo
Objetivo Avaliar o potencial melhor resultado funcional e controle álgico no tratamento de fraturas patológicas e fixações profiláticas tratadas com haste intramedular associada ao polimetilmetacrilato (PMMA) em comparação com o uso de haste intramedular em lesões tumorais em ossos longos.
Métodos De janeiro de 2012 a setembro de 2017, 38 pacientes com 42 lesões patológicas (fraturas ou iminência segundo os critérios de Mirels) foram tratados cirurgicamente. Dezesseis pacientes submetidos a fixação com haste intramedular bloqueada foram alocados ao grupo controle e 22 pacientes com lesões patológicas foram alocados para tratamento com haste intramedular associada ao PMMA. No pós-operatório, foi realizada a submissão dos pacientes ao escore da Musculoskeletal Tumor Society (MSTS, na sigla em inglês) e à avaliação radiográfica do tratamento realizado, assim como à avaliação de intercorrências e complicações relacionadas ao tratamento.
Resultados A avaliação através do questionário MSTS demonstrou melhor resultado funcional do grupo associado com PMMA quando comparado com o grupo controle, o qual obteve uma pontuação média de 16,375 em um máximo de 30 pontos (54,6%), enquanto o grupo em estudo com associação do PMMA obteve uma média de 22,36 pontos (74,5%). O procedimento mostrou-se seguro, taxas de complicações e gravidade semelhantes e sem diferença estatística quando comparado com o tratamento padrão.
Conclusão A estabilização de lesões tumorais com fixação associada ao PMMA demonstrou reabilitação precoce e melhora na qualidade de vida, permitindo rápida recuperação funcional. A utilização do PMMA apresenta vantagens como diminuição do sangramento e da necrose tumoral e maior estabilidade mecânica.
Subject
Orthopedics and Sports Medicine,Surgery
Reference30 articles.
1. Orthopedic surgical management of skeletal complications of malignancy;K D Harrington;Cancer,1997
2. Metastatic bone tumors of the pelvis and lower extremity;D Buggay;J Surg Orthop Adv,2003
3. Skeletal complications of malignancy;R E Coleman;Cancer,1997
4. Failures after operation for skeletal metastatic lesions of long bones;R Wedin;Clin Orthop Relat Res,1999
5. Surgical treatment of skeletal metastatic lesions of the proximal femur: endoprosthesis or reconstruction nail?;R Wedin;J Bone Joint Surg Br,2005