Affiliation:
1. Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz, Goiânia, GO, Brasil
Abstract
Resumo
Objetivo Avaliar o uso de retalho em hélice para cobertura de lesões de partes moles em membro inferior.
Métodos Estudo retrospectivo, de revisão de prontuários e amostra de conveniência, com 14 pacientes operados entre julho de 2018 e junho de 2019. Foram avaliados os seguintes aspectos clínicos: sexo; faixa etária; tipo de lesão; causa da lesão; diagnóstico inicial; local acometido; técnica de incisão e identificação; planejamento cirúrgico; desenho do retalho; pós-operatório; resultado do retalho em hélice; e complicações.
Resultados A amostra era composta por pacientes do sexo masculino (100%), com idade média de 36,4 anos, e 92,7% das lesões eram decorrentes de acidente motociclístico, a maioria do lado direito (71,4%). O planejamento cirúrgico do retalho em hélice seguiu o mesmo procedimento em todos os casos. As complicações pós-cirúrgicas imediatas estavam presentes em 35,7%, e incluíram sangramento excessivo (14,3%), necroses parciais (14,3%), e deiscência do retalho (7,1%). No total, 13 pacientes apresentaram ótima cobertura, e em apenas 1 houve perda do retalho.
Conclusão A técnica do retalho em hélice para a cobertura de lesões em membro inferior mostrou-se uma boa alternativa na maioria dos casos avaliados, com um bom resultado cirúrgico, embora tenham sido observadas complicações em alguns casos.
Subject
Orthopedics and Sports Medicine,Surgery
Reference17 articles.
1. Lesão grave de partes moles decorrente de acidente motociclístico;B L Rodrigues;Rev Med Minas Gerais,2013
2. Características das vítimas por acidentes de transporte terrestre em município da Região Sul do Brasil;S M Andrade;Rev Saude Publica,2000
3. Padrão das lesões nas vítimas de acidentes de motocicleta;M S Koizumi;Rev Saude Publica,1992
4. Reconstrução de dorso do pé com retalho supramaleolar lateral de fluxo reverso em menor de 4 anos de idade;F T Saad;Rev Bras Cir Plást,2015
5. Condutas em traumas complexos de partes moles de membros inferiores no HCFMUSP;A J Chang;Rev Bras Cir Plást,2013
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献