Affiliation:
1. Departamento de Radiologia, Grupo Fleury Medicina e Saúde, São Paulo, SP, Brasil
Abstract
Resumo
Objetivo Comparar a ressonância magnética (RM) usando uma bobina corporal e tomografia computadorizada (TC) na medição da distância tubérculo tibial-sulco troclear (TT-ST) e as distâncias tendão patelar-sulco troclear cartilaginoso (TP-STC), e avaliar a confiabilidade interavaliador.
Métodos O grupo de estudo consistiu em 34 joelhos de 17 indivíduos assintomáticos sem história de patologia, trauma ou cirurgia no joelho. Uma tomografia computadorizada (TC) de baixa dose e uma sequência axial de RM ponderada em T1 dos joelhos foram realizadas com padronização rigorosa do posicionamento com extensão total dos joelhos e pés paralelos. Dois radiologistas musculoesqueléticos realizaram as medidas de forma independente. A confiabilidade das distâncias TT-ST e TP-STC na TC (17,1 ± 4,2 mm e 17,3 ± 4,2 mm) e RM (16,2 ± 3,7 mm e 16,5 ± 4,1 mm), foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI [2,1)]) e gráficos Bland-Altman, bem como a confiabilidade entre avaliadores para ambos os métodos.
Resultados Boa confiabilidade e concordância foram observadas entre as medidas de TC e RM para TT-ST e TP-STC com um CCI de 0,774 (p < 0,001) e 0,743 (p < 0,001), respectivamente, e nenhum viés sistemático foi observado. A confiabilidade entre avaliadores foi excelente para todas as medições em ambos os métodos de imagem.
Conclusão Este foi o primeiro estudo que comparou a RM usando bobina de corpo com a TC na medição da distância TT-ST, com a implicação clínica potencial de que a TC neste cenário clínico poderia ser evitada.
Subject
Orthopedics and Sports Medicine,Surgery
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献