Affiliation:
1. Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil
2. Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Hospital São Marcos, Teresina, PI, Brasil
Abstract
Resumo
Objetivo Avaliar o tratamento fornecido a pacientes com diagnóstico de tumor de células gigantes ósseo atendidos no período de 2009 a 2019 em um hospital filantrópico, bem como determinar o perfil clínico e epidemiológico regional, visando enriquecer os dados nacionais e comparar os achados com a literatura existente.
Métodos Estudo analítico, observacional e transversal, com coleta retrospectiva e abordagem quantitativa, com análise de prontuários de pacientes diagnosticados com tumor de células gigantes atendidos em um hospital filantrópico no período de 2009 a 2019.
Resultados Foram avaliados 49 prontuários, sendo que 55,1% eram de mulheres, com 53,1% dos casos na faixa etária de 20 a 40 anos, 69,4% de casos de grau III de Campanacci, e 30,6% acometendo a extremidade proximal da tíbia. Observou-se baixo índice de fratura patológica secundária ao tumor e de metástase pulmonar. A cirurgia intralesional foi realizada em 69,5% dos pacientes. Houve recidiva em 16,3% dos casos.
Conclusão Os critérios usados para diagnóstico, classificação e tratamento em nosso serviço seguiram os padrões estabelecidos pela literatura, e podem orientar novas pesquisas e melhorar o prognóstico local futuramente.
Subject
Orthopedics and Sports Medicine,Surgery,General Medicine
Reference11 articles.
1. Tumor de células gigantes: evolução histórica do seu diagnóstico e tratamento junto ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP;O P Camargo;Acta Ortop Bras,2001
2. Tumor de células gigantes;P RR Baptista;Rev Bras Ortop,2001
3. Tumor de células gigantes, análise da invasão articular, fratura patológica, recidiva local e metástase para o pulmão;R Jesus-Garcia;Rev Bras Ortop,1997