Affiliation:
1. Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil
Abstract
Resumo
Objetivo Analisar a mobilidade e a resistência muscular lombopélvica e mobilidade de tornozelo, assim como identificar os fatores associados com dor musculoesquelética em bailarinas jovens.
Métodos Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal que avaliou 14 bailarinas de 12 a 16 anos. Os seguintes instrumentos foram aplicados: a) Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) para avaliação da dor musculoesquelética; b) leg lateral reach test, lumbar lock e rotation test (avaliação da mobilidade de tronco) e lunge test (avaliação da mobilidade de tornozelo); c) ponte frontal, extensores lombares e flexores lombares para avaliação da resistência do complexo lombopélvico.
Resultados A dor lombar e em membros inferiores, especialmente no joelho (57,1%), foram as principais queixas relatadas pelas bailarinas no presente estudo. As bailarinas avaliadas com dor lombar apresentavam significativamente menor mobilidade lombar (p = 0,05) e menor mobilidade de tornozelo em ambos os lados (p ≤ 0,05). Entre as que apresentavam dores nos joelhos, a resistência muscular de extensores de tronco foi significativamente menor (p = 0,05).
Conclusões O presente estudo encontrou associações importantes entre a função do complexo lombopélvico e sintomas musculoesqueléticos e apoia a construção de estratégias preventivas neste contexto.
Subject
General Medicine,Orthopedics and Sports Medicine,Surgery
Reference33 articles.
1. The body in classic ballet: The dancer's voicers;G F Cezarino;Rev CPAQV,2017
2. Injuries in professional dancers: a systematic review;A Cardoso;Rev Bras Med Esporte,2017
3. Epidemiological Review of Injury in Pre-Professional Ballet Dancers;D Caine;J Dance Med Sci,2015
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献