Author:
Souza Juliana Oliveira de,Oliveira Emilly Flores,Santos Maria Eduarda Spier dos,Kirsten Camila Nedel
Abstract
A Mikania glomerata Spreng. (Asteraceae), conhecida como Guaco, é amplamente utilizada na terapia de doenças respiratórias, apresentando ação expectorante, antitussígena e broncodilatadora. Esta espécie consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e, pode ser utilizada na atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). No final de 2019, em Wuhan, na China, surgiu o surto de um novo tipo de Coronavírus, o SARS-Cov-2 (COVID-19), com uma disseminação acelerada, logo se tornou uma pandemia. Não existe ainda uma terapia específica para tratar a doença. O que se pode afirmar é que grande parte dos infectados pelo vírus apresentam como sintoma uma doença respiratória leve a moderada. Por isso, este estudo constituiu uma revisão da literatura e teve como objetivo avaliar as propriedades terapêuticas do Guaco e seu respectivo uso na pandemia de COVID-19. No total, foram encontrados duzentos e sessenta e seis artigos, nas seis bases de dados utilizadas, dos quais nove foram selecionados para fins de revisão devido ao seu conteúdo que se enquadrou com o tema e objetivo desse trabalho. Verificou-se que a Mikania glomerata, sendo uma planta medicinal popular no tratamento da tosse e problemas respiratórios, pode ser utilizada como adjuvante no tratamento da COVID-19.
Publisher
Fiocruz - Instituto de Tecnologia em Farmacos
Subject
General Engineering,Ocean Engineering
Reference17 articles.
1. 1. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Brasília; 2011. 5p. Disponível em: [Link]. Acesso em: 6 mai. 2021.
2. 2. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). RDC nº 26, de 13 de maio de 2014. Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais. Diário Oficial da União, Poder Executivo, DF, 14 de maio de 2014. Disponível em: [Link]. Acesso em: 06 mai. 2021.
3. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Monografia da espécie Mikania glomerata (Guaco). BrasílIa; 2014. Disponível em: [Link]. Acesso em 06 mai. 2021.
4. 4. Azevedo SGD, Oliveira LPHD, Manzali SI, Car SA. Fitoterapia Contemporânea - Tradição e Ciência na Prática Clínica. 2ª ed. Rio de Janeiro, Brasil: Guanabara Koogan; 2018; 1: 286-289. Disponível em: [Link]. Acesso em: 07 mai. 2021.
5. 5. Silveira D, Prieto-Garcia JM, Boylan F, Estrada O, Fonseca-Bazzo YM, Jamal CM et al. COVID-19: is there evidence for the use of herbal medicines as adjuvant symptomatic therapy? Front Pharmacol. 2020; 11: 1-44. [CrossRef] [PubMed].