Riscos psicossociais no trabalho plataformizado requer intervenção para a saúde mental dos trabalhadores

Author:

De Carvalho Barreira Thaís HelenaORCID

Abstract

O trabalho decente é agenda política internacional para promoção e proteção da saúde mental na sociedade, crescimento econômico sustentável e estratégia política de enfrentamento para precarização social e do trabalho onde a relação trabalhista está ‘cinzenta’, com direitos e deveres sociais menos claros, como acontece com empresas que utilizam plataformas digitais para gerenciar e subordinar o trabalho a regras determinadas arbitrariamente e sem transparência.No Brasil, as empresas-plataforma de transporte de mercadorias, estudadas por nós, negam-se a assumir responsabilidades trabalhistas e cuidados com a saúde e segurança dos entregadores/as. Na nossa pesquisa, encontramos diversos riscos psicossociais no trabalho (RPST), como: i) intensificação do trabalho por escalas de trabalho irregulares e prolongadas, com remunerações baixas, incertas e variáveis; ii) pressões organizacionais por entregas de trabalho em prazos apertados, acelerando o ritmo de trabalho; iii) falta de controle em como o trabalho é realizado; iv) mecanismos de gestão arbitrários e injustos; v) demandas emocionais com clientes difíceise medo de sofrer acidentes graves no trânsito; vi) insegurança socioeconômica por remunerações variáveis determinadas arbitrariamente; vii) gestão algorítmica com monitoramento e vigilância contínuos, viii) falta de estabilidade laboral devido à mecanismos unilaterais de suspensão transitória ou permanente de demandas de trabalho sem direito a contraditório. Nosso objetivo é demonstrar como o trabalho decente é promotor de saúde de trabalhadores/as, a relação dos RPST com o contexto macrossocial, descrever os RPS do trabalho plataformizado e abordar a urgência da regulamentação dessa relação trabalhista e do controle regulatório para a gestão algorítmica.

Publisher

Universidad Nacional del Nordeste

Subject

General Medicine

Reference46 articles.

1. Abilio, L. (2019). Uberização: Do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Chile: Escuela de Psicologia Pontificia Universidad Católica del Valparaíso, Psicoperspectivas Individuo y Sociedad. 18(3), 1-11. https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/1674/1101

2. Abrahão, J. I., Mascia, F. L., Montedo, U. B., y Sznelwar, L. I. (2013). Contribuição da ergonomia para a transformação e melhoria da organização e do conteúdo do trabalho. In: Mendes, R (Org.)Patologia do trabalho (pp. 1639 – 1654), 3ª ed. São Paulo, Brasil: Editora Atheneu.

3. Amorim, H.; Cardoso, A. C. M.; Bridi, M. A. (2022). Capitalismo Industrial de Plataforma: externalizações, sínteses e resistências. Cadernos CRH, v.35, p.1-15.

4. Antunes, R. (2020). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo, Brasil: Boitempo, 1ª edição.

5. Antunes, R. y Praun, L. (2015). A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc., 123, p. 407-427, jul. / set. 2015.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3