Abstract
Objetivo: Realizou uma discussão teórica sobre os resultados da literatura internacional relacionada as reformas contábeis do setor público à luz do Modelo de Contingência de Inovações Contábeis Governamentais de Lüder (MCICG).
Método: Trata-se de um ensaio teórico amparado pelas técnicas de revisão da literatura e por um modelo clássico de estudos comparativos de contabilidade governamental.
Originalidade/Relevância: Diferente dos trabalhos de revisão de literatura e sistemáticas realizadas sobre o tema, inovou-se ao adotar o MCICG como base teórica de sistematização e reflexão dos achados da literatura internacional.
Resultados: O ensaio defendeu que a implementação do regime accrual-basis é um processo de inovação contábil governamental. Identifica as principais lacunas teóricas e sistematiza e discute os principais achados da literatura internacional em quatro categorias principais: estímulos, expectativa dos usuários, prontidão dos produtores da informação e barreiras de implementação.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: O trabalho propõe uma nova abordagem para análise do fenômeno implementação das reformas contábeis governamentais com base em normas internacionais baseadas no regime de accruals, amplia a visão sobre os fatores causadores e barreiras do processo, além de identificar lacunas da literatura relevantes que podem originar novos estudos
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca