Abstract
Objetivo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o efeito da maldição do vencedor nas contratações públicas da auditoria independente.
Método: O estudo foi quantitativo, com 73 contratações via pregão eletrônico de empresas estatais entre os anos de 2010 e 2020 para contratação de empresa de auditoria independente. Os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla e regressão quantílica.
Originalidade/Relevância: O estudo é original pois trata-se de um primeiro estudo realizado no Brasil usando dados do pregão eletrônico do governo federal para estudar o efeito da maldição do vencedor.
Resultados: Os resultados mostram que este tipo de contratação provoca elevada concorrência entre firmas de auditoria, aumentando a variação entre o preço estimado e o preço contratado, afetando os honorários, sobretudo das auditorias iniciais. Utilizando o gerenciamento de resultado como proxy de qualidade da auditoria não foi possível determinar sua influência. Contudo, no teste adicional, por meio da MQO sem a constante, o resultado da regressão indica significância estatística.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: O estudo utilizou uma base de dados disponibilizada para fazer uma ligação entre o processo de leilão que ocorre no setor público federal.
Contribuições Sociais/para a Gestão: Foram obtidos elementos que levantam dúvidas sobre a eficácia do pregão eletrônico para contratação dos serviços de auditoria independente.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca