Abstract
Objetivo: Analisar, no âmbito das maiores companhias abertas brasileiras, o efeito moderador da internacionalização na relação entre a governança corporativa e a republicação das demonstrações financeiras.
Método: Foram empregadas técnicas como análise de conteúdo, análise de correspondência, regressão logística e teste de diferenças entre médias, no tratamento dos dados de 2015, 2016 e 2017 de 97 das 100 maiores companhias abertas por valor de mercado participantes do ranking da revista Exame Maiores e Melhores, edição 2018.
Originalidade/Relevância: Além da evidenciação dos principais motivos da republicação das demonstrações financeiras, o estudo se diferencia de pesquisas prévias ao abordar o efeito moderador da internacionalização na relação entre governança corporativa e republicação das demonstrações, sob a égide da Teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT).
Resultados: Os resultados apontam para evidências de que as empresas com nível mais alto de governança tendem a republicar menos as demonstrações financeiras, em especial quando inseridas em mercados estrangeiros. Alinhados aos pressupostos da ECT, os resultados indicam que a governança reduz os riscos e custos de transações, possibilitando maior confiança e transparência na qualidade das informações financeiras divulgadas.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa contribui para o estabelecimento da relação entre internacionalização, governança corporativa e republicação das demonstrações em empresas brasileiras, matéria ainda carente de investigações. Ademais, evidencia os principais motivos que ocasionam a republicação voluntária das demonstrações, podendo ser útil como ponto de partida para a elaboração de estratégias que reduzam a necessidade de republicação, e que podem refletir-se positivamente na avaliação e interpretação dos usuários externos.
Publisher
Revista Contabilidade Gestao e Governanca
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献