LEPRA EN MATO GROSSO DO SUL:

Author:

Caserta Tencatt-Abrita Ana PaulaORCID,Boldrine Abrita MateusORCID

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar indicadores sobre a hanseníase no estado de Mato Grosso do Sul (MS), sobretudo com ênfase nos elementos socioeconômicos e espaciais, e comparar o período pré e pós-pandemia de Covid-19. A hipótese deste trabalho é de que a hanseníase tem influência importante nos aspectos socioeconômicos e que o período pandêmico pode ter impactado nas notificações da doença. Após as análises foi possível verificar uma queda generalizada nas notificações de casos de hanseníase na comparação entre o período anterior e posterior a pandemia de Covid-19. Ocorreu uma piora na proporção de casos novos de hanseníase classificada como grau II de incapacidade física no momento do diagnóstico.  A doença apresenta grande relação socioeconômica, por um lado por conta do favorecimento biológico da doença em ambientes de vulnerabilidade, por outro pelo impacto negativo que a doença pode resultar na vida econômica dos acometidos, como dificuldades laborais, de emprego, preconceito e incapacidades, acarretando uma retroalimentação socioeconômica negativa. 

Publisher

State University of Mato Grosso do Sul

Reference26 articles.

1. ALIEVI, Alan Alves; PINESE, José Paulo P. A geografia da saúde no Brasil: precedentes históricos e contribuições teóricas. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal14/Geografiasocioeconomica/Geografiamedica/01.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.

2. BAIALARDI, KS. O estigma da hanseníase: relato de experiência em grupo com pessoas portadoras. Hansen Int. 2007;32(1): 27-36.

3. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Resolução 196 de 16/10/1996. Dispõe sobre a aprovação das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 1996.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Hanseníase e Direitos Humanos: Direitos e Deveres dos usuários do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DATHI. Indicadores Hanseníase - DCCI [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde: 2022a. Available from: http://indicadoreshanseniase.aids.gov.br/

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3