Abstract
Resumo: O Índice de Dissecação do Relevo (IDR) é um índice morfométrico que procura expressar as formas do relevo de modo quantitativa, apontando áreas com maior ou menor grau de dissecação considerando duas variáveis, a Dissecação Horizontal (DH) e a Dissecação Vertical (DV) que somadas indicam o potencial erosivo da área. Para compreender o aspecto da paisagem realizou-se o mapeamento da hipsometria e da declividade, no qual possibilitou a análise da altitude e da inclinação da superfície do terreno. O objetivo do trabalho consistiu em analisar o IDR, a hipsometria e a declividade no município de Aquidauana-MS, fornecendo respostas que podem subsidiar o mapeamento geomorfológico detalhado e dar suporte para análises da fragilidade e potencialidade ambiental. Para tanto, pautado na metodologia de Ross (1992-1994) e nas etapas metodológicas apresentadas por Guimarães et al. (2017), realizou-se o mapeamento do IDR com o uso do software QGIS 3.10, no qual possibilitou a análise dos dados de forma semiautomática. Os resultados apontaram que a maior parte da área tem baixa capacidade erosiva, conforme o IDR que apresentou em 80,44% a categoria de influência muito fraca, e uma densidade de drenagem baixa, a hipsometria que indicou variação 87,89 a 717,88m, com cerca de 80,98% da área entre 100 e 200m e a declividade, que conforme a classificação da Embrapa (1979), concentrou-se na classe plana, de 0 a 3%, com cerca de 63,75%.
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference26 articles.
1. BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Projeto RADAMBRASIL: levantamento dos
2. recursos naturais. Folha SF.21 Campo Grande. Rio de Janeiro: 1992, v.28.
3. BERTOLINI, William Zanete.; DEODORO, Sandra Cristina. Estudo da Dissecação do Relevo no Alto Rio Piranga (MG). Revista Geociências, v.37, n. 1. São Paulo, UNESP, 2018.
4. BERTRAND, Georges. Paisagem e Geografia física global. Esboço Metodológico. Revista: RA´EGA. Editora UFPR. Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004.
5. COSTA, Edwina Santos da; LEITE, Emerson Figueiredo. Análise da morfometria areal da bacia hidrográfica do rio Nioaque- MS. Revista Pantaneira, V.18, Edição especial IV Workshop do PPGEO/CPAQ/UFMS e 3ª Mostra de pesquisa dos cursos de pós-graduação e graduação em geografia, “Olhares e lugares geográficos do ensino, saúde, ambiente e sociedade na pandemia”, UFMS, Aquidauana-MS, novembro de 2020.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献