Abstract
A problemática dos incêndios florestais destaca a polêmica entre a ciência, legislação e sociedade. A histórica política de Fogo Zero adotada no país e as sanções estabelecidas na legislação, contrastam com o fato de quem entre 1985 e 2020, as áreas queimadas no Brasil representaram quase 20% do território brasileiro. Dada a natureza de particularidade dos biomas brasileiros e as lacunas na fiscalização e comportamento cultural da população brasileira com o fogo, a perícia ambiental quando acionada para avaliações em caso de incêndios florestais demanda ao perito ambiental o conhecimento especializado sobre o processo para comprovação das causas de ocorrência do fogo. O objetivo desse artigo é, portanto o apresentar as contribuições de técnicas, instrumentos e bases institucionais na avaliação das causas dos incêndios florestais que podem ser utilizados nas avaliações de perícia ambiental. Os resultados apontam a possibilidade do uso de diversas técnicas de análise do fenômeno, mas que demandará do perito ambiental conhecimentos específicos em áreas como dendrogeomorfologia, sistemas de informações geográficas, modelagens ambientais. No entanto, conhecimento de diversas técnicas e sua habilitação na compreensão da integração ambiental de variáreis e de técnicas para a análise substanciada, contribuirá para equacionar dúvidas quanto a natureza do processo e os responsáveis pelos atos que implicam em desobediência da legislação ambiental.
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference53 articles.
1. ANDERSON, M.K. The ethnobotany of deergrass, Muhlenbergia rigens (Poaceae): its uses and fire management by California Indian Tribes. Economic Botany, 50: 409-422. 1996.
2. ANDRADE, A. P., Dendrocronologia, Seta água e rios. 2013. Disponível em: http: www.seta.org.pt. Acessado em: 15 de setembro de 2021
3. BOEHM, Paul D.; MURPHY, Brian L. Application of Environmental Forensics. In: MURPHY, Brian L.; MORRISON, Robert D. Introduction to environmental forensics.3. ed. San Diego: Academic Press, 2014.
4. BOND, W.J; WOODWARD, F.L. & MIDGLEY, G.F. The global distribution of ecosystems in a world without fire. New Phytologist, 165: 525-538. 2005.
5. BOTOSSO, P.C.; MATTOS, P.P. A idade das árvores: importância e aplicação. EMBRAPA Florestas, Colombro-PR, 2002.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献