EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MULHERES: UM DIÁLOGO DECOLONIAL NECESSÁRIO E POSSÍVEL

Author:

Nascimento da Silva LucimaraORCID,Vilas Boas Marques Bueno e Lopes NaraORCID,Rosana de Castro Wiziack SuzeteORCID

Abstract

A crise ambiental que se configura no cenário atual nos alerta sobre diversos problemas socioambientais que atingem de forma intensa vários grupos da sociedade prejudicados direta ou indiretamento com a degradação do meio ambiente. Neste trabalho  buscamos  problematizar  narrativas construídas ao longo do tempo, em torno da mulher e da  sua relação com o ambiente, mais especificamente, com uma educação ambiental que considera a especificidade desse grupo e seu papel histórico . Nessa perspectiva, apresentamos algumas reflexões gerais sobre  os  temas e o diálogo entre autores e autoras que abordam as temáticas  mulher, decolonialidade e educação ambiental, visando reflexões presentes nesta tríade que consideramos fundamental para o alcance de  uma sociedade sustentável, justa e igualitária. O caminho percorrido no artigo inicia-se com as discussões acerca da educação ambiental e possíveis abordagens com os outros temas proposto, em seguida, são apresentadas reflexões sobre a história das mulheres, entendendo que as mesmas  tem um papel importante na  ponderação  de ações e  caminhos para diferentes grupos sociais que  visam  uma sociedade sustentável. Por fim, a abordagem gira em torno da decolonialidade a partir das matrinarrativas. E para finalizar as reflexões,  ponderamos como os  três temas podem contribuir  para a sustentabilidade socioambiental de premissa inclusiva.

Publisher

State University of Mato Grosso do Sul

Reference23 articles.

1. ADICHIE, Chimamanda Ngozie. O Perigo de uma História Única. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br#t-2688. Acessada em 25 de maio de 2023.

2. ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

3. BIROLI, Flávia, Luis Felipe MIGUEL (organizadores). Teoria política feminista: textos centrais. Vinhedo: Editora Horizonte, 2013.

4. COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes discursos iguais: a construção do corpo feminino na história/ Dourados, MS: UFGD, 2014.

5. DE OLIVEIRA CARVALHO, Lízia. Sentidos de Florescer: feminismos e decolonialidade na comunicação de mulheres Aymara. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás — PPGIDH/UFG, como requisito parcial para obtenção do título de Mestra em Direitos Humanos. 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3