Abstract
O cooperativismo é extremamente relevante para o desenvolvimento de muitos setores econômicos e para o campo e a cidade. Uma cooperativa é capaz de fortalecer o desenvolvimento local. Neste sentido, a CAMNPAL foi criada, na década de 1960, na região central do Rio Grande do Sul para atender a necessidade dos agricultores locais, especialmente de comércio, armazenamento e industrialização dos gêneros agrícolas, produzidos pela agricultura familiar, de policultura. Em função da cooperativa o espaço regional e local foi alterado. A pequena cidade de Nova Palma adquiriu formas, funções e papéis importantes relacionados ao cooperativismo agrícola. Dessa forma, este artigo intenciona discutir a respeito da dinâmica econômica da CAMNPAL, especialmente no âmbito urbano. Para tal, serão utilizadas observações empíricas e a revisão de literatura para ambicionar os resultados do estudo. Esperando assim contribuir com os estudos de geografia urbana e econômica. Por fim, é notório que a CAMNPAL exerce uma força econômica muito expressiva na pequena cidade de Nova Palma, no campo e no espaço regional.
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference17 articles.
1. ABREU, B. S. et al. Cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional - o exemplo da COAPECAL. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 25, n. 3, set/dez. 2008.
2. BIALOSKORSKI NETO, S. Um ensaio sobre desempenho econômico e participação em cooperativas agropecuárias. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, n. 1, p. 119-138, 2007.
3. BRANCO, A. R.; LOPES, C. T. Prática cooperativa: o caso da Camnpal. Geografia ensino & pesquisa, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 75-97, jan./dez. 1996.
4. BÜTTENBENDER, P. L.; et. al. Ativos e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento regional: um olhar regional, do local para o global. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. v. 7, n.13, 2020.
5. DA SILVA.; A. C. C. L., DA COSTA.; A. P. F. O cooperativismo como vantagem competitiva: uma análise entre as sociedades cooperativas e os bancos comerciais. Revista Multidisciplinar de humanidades, Mosaico. Vassouras, v. 1, n. 2, 2010.