Abstract
Este artigo tem o intuito de analisar a territorialização cafeeira na Região Imediata de Alfenas – MG (RGI). As mudanças socioeconômicas resultado do processo de mundialização da agricultura refletem nos espaços e nos territórios social e historicamente construídos. As cidades, espaços de excelência das relações humanas, assim como o campo, se (re)estruturam constantemente em um processo de continuidade histórica influenciados, nos tempos hodiernos, pelos interesses do capital. Desta forma, o presente trabalho busca-se entender como o agronegócio produtor de commodities pode afetar a dinâmica das cidades pequenas que compõem RGI de Alfenas. Para isso consideraremos como o café vêm se territorializando entre 1988 a 2020 nas pequenas cidades da região. Será realizada uma pesquisa quali-quantitativa, faz-se um levantamento bibliográfico sobre territorialização, mundialização da agricultura e agronegócio, além de uma análise de dados, utilizando a plataforma Sidra - IBGE, a fim de se obter o entendimento da dinâmica cafeeira nos últimos 30 anos no contexto regional.
Funder
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Publisher
State University of Mato Grosso do Sul
Reference13 articles.
1. ALVES, Flamarion Dutra. Da diversidade agrícola à commoditização do território: os efeitos do agronegócio na Região Imediata de Alfenas – Minas Gerais. Boletim Alfenense de Geografia. Alfenas. v. 1, n.2, p. 129-150, 2021.
2. ALVES, Flamarion Dutra, LINDNER, Michele. Agronegócio do café no sul de Minas Gerais: territorialização, mundialização e contradições. OKARA: Geografia em debate. João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 433-451, 2020.
3. ALVES, Flamarion Dutra. O agronegócio do café e a territorialização no sul de Minas Gerais. In: ALVES, F.D. et. al (org.) A Dimensão política no espaço: conflitos e desigualdades territoriais na sociedade contemporânea. Alfenas – MG: Ed. Universidade Federal de Alfenas, 2019.
4. CASTILLO, Ricardo. et al. Regiões do agronegócio, novas relações campo-cidade e reestruturação urbana. Revista da ANPEGE. Dourados, v.12, n.18, especial GT Anpege, p.265-288, 2016.
5. ELIAS, Denise. Globalização e agricultura. São Paulo: EDUSP, 2003.