Abstract
Objetivo de pesquisa: Analisar a pesquisa sobre a prática da Interação Família-Escola, como uma ação pública desenvolvida em instituições educacionais de um município do Sul de Minas Gerais.
Enquadramento teórico: O artigo apresenta a ação empreendedora no setor público, a gestão escolar e o Plano Nacional de Educação, com o propósito de compreender as relações destes conceitos.
Metodologia: O artigo utilizou a abordagem qualitativa, explicativa, por meio do estudo de casos múltiplos. Assim, o estudo foi amparado pela triangulação de dados, com complementação de análises documentais e análise de conteúdo das entrevistas com os gestores da secretaria de educação, grupo focal com os gestores de um CMEI e, grupo focal com os responsáveis pelos alunos de uma escola que participa do projeto.
Resultados: O projeto Interação Família-Escola, consiste em uma ação empreendedora pública, reconhecendo-se que os gestores da SEDUC em consonância com outras secretarias municipais agiram segundo os critérios e práticas que a configuram, com resultados positivos.
Originalidade: Os resultados contribuem para a literatura brasileira, ao relacionar a ação empreendedora pública e a gestão escolar, com o intuito de suprir a carência dessas temáticas de trabalhos em diversas áreas de estudo.
Contribuições teóricas e práticas: Espera-se favorecer o entendimento de como esse projeto funciona na prática, por meio das suas contribuições e desafios para a vida dos professores, alunos, família e sociedade. Uma outra contribuição é para os estudos relacionados às ações empreendedoras no setor público brasileiro, principalmente ao se tratar do contexto educacional, pois ainda há uma carência de trabalhos relacionados à essa temática. Ademais, tem-se uma contribuição para o campo da gestão social, uma vez que a ação empreendedora pública possui aproximação com muitos preceitos da gestão social.
Publisher
Administracao Publica e Gestao Social