Abstract
INTRODUÇÃO: O Câncer do Colo do Útero (CCU) é uma afecção lenta resultante da indiferenciação das células do epitélio uterino, em grande parte causada pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). O exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) é a principal forma de detecção precoce ou em curso, para a neoplasia. Entretanto, uma série de fatores tornaram-se empecilhos para sua realização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a exemplo a baixa procura, que acontece em decorrência da ausência de informações a respeito da importância da realização periódica do PCCU e da gratuidade do mesmo. Esse estudo traz o relato de experiência de acadêmicos de medicina na criação de metodologias para fortalecer as medidas de prevenção do CCU na região da transamazônica.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Durante as práticas na UBS assistida, os discentes do 4º semestre do curso de medicina da XXX identificaram a necessidade de promover ações intervencionistas no que tange a saúde da mulher, em especial na realização do PCCU, dentre as estratégias de intervenção foi elaborada uma carteirinha que auxiliasse no combate ao CCU através da execução do procedimento no período de aprazamento ideal para o rastreamento.
DISCUSSÃO: A “Carteirinha Compromisso Contra o Câncer do Colo de Útero (CCU)”, contém informações para o monitoramento e o aconselhamento contra o CCU, com objetivo de diminuir o quantitativo de mulheres acometidas e gerar um vínculo maior entre usuária e equipe de saúde, o que favorece a corresponsabilidade em saúde e atendimento integral e equitativo.
CONCLUSÃO: Em suma, a elaboração da carteirinha se mostrou benéfica para o serviço de saúde da região, dentro da sua realidade, auxiliando os profissionais de saúde nos atendimentos. Tendo os objetivos alcançados por trabalhar em prol da comunidade minimizando as mortes pelo CCU, através da prevenção e promoção da saúde.
Publisher
International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA Brazil)
Reference10 articles.
1. Motivos que influenciam a não realização do exame de Papanicolaou
2. Silva, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016. [acesso em 06 set 2022]. Disponível em: .
3. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL
4. Silva, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da. Controle do câncer do colo de útero - Dados numéri-cos. Rio de Janeiro: INCA, 2021. [acesso em 06 set 2022]. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/dados-e-numeros/incidencia
5. Silva, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da. Dados e números sobre câncer do colo do útero - Re-latório anual 2022. Rio de Janeiro: INCA, 2022. [acesso em 19 nov 2022]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/relatorios/dados-e-numeros-sobre-cancer-do-colo-do-utero-relatorio-anual-2022.