Abstract
O ambiente de trabalho deve ser um lugar propício e que facilite a realização das atividades laborais, a fim de melhorar a produtividade e eficiência. Assim, este estudo tem como propósito analisar a movimentação do trabalhador em um posto de solda de uma fábrica de equipamentos agrícolas. O objetivo é minimizar as movimentações desnecessárias e o tempo gasto para a realização das tarefas diárias dessa estação de trabalho. É uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e qualitativo, e para sua realização, levou-se em consideração a sequência de eventos do posto de trabalho. As atividades de transporte foram identificadas e analisadas através da Matriz “de-para”, Matriz de Relacionamento e Diagrama de Proximidade, além de conceitos sobre layout e fluxo. Foram sugeridas mudanças na disposição dos estoques, e através de simulação, verificou-se que elas acarretam em diminuições na distância percorrida e no tempo gasto, atendendo os objetivos do trabalho. A comparação entre o cenário atual e o proposto foi realizada, exemplificando os possíveis ganhos para a empresa, e, comprovando a importância de estudos dessa natureza dentro das organizações.
Publisher
Universidade Federal do Espirito Santo
Subject
General Materials Science
Reference15 articles.
1. Barnes, R. M. (1997). Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6 ed. São Paulo: Edgar Blücher.
2. Contador, J. C. (Coord.) (2010). Gestão de operações: Engenharia de Produção à serviço da modernização da empresa. 3ª ed. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.
3. Fiedler, N. C., Wanderley, F. B., Nogueira, M., Oliveira, J. T. S., Guimarães, P. P., & Alves, R. T. (2009). Otimização do layout de marcenarias no Sul do Espírito Santo baseado em parâmetros ergonômicos e de produtividade. Revista Árvore, 33(1), 161-170.
4. Riveira, C. (2022). Brasil cai duas posições e é 59º em ranking de competitividade global. Veja as lições para o país. Revista Exame. Recuperado de: https://exame.com/economia/brasil-ranking-competitividade-2022/
5. Muther, R. & Hales, L. (1978). Systematic Layout Planning. 4a. edição. Georgia: MIRPB.