Abstract
Um dos principais componentes de uma galáxia é o gás, que pode ser encontrado em diferentes densidades e ionizado por diferentes fontes. O gás difuso ionizado (DIG) extraplanar, aquele com menor densidade localizado fora do plano, ainda não tem suas principais fontes de ionização bem compreendidas, sendo este o objetivo deste estudo. Utilizando dados de espectroscopia de campo integral de oito galáxias vistas de lado obtidos com o instrumento Multi-Unit Spectroscopic Explorer no Very Large Telescope (MUSE/VLT), analisamos o comportamento das razões de linhas de emissão em função da distância z ao plano galáctico. Nosso objetivo é investigar duas principais fontes de ionização do DIG extraplanar: escape de radiação proveniente de regiões com formação estelar, e estrelas quentes evoluídas de baixa massa (HOLMES, do inglês Hot Low-Mass Evolved Stars). Dentre a nossa amostra, fizemos uma análise preliminar do DIG extraplanar da galáxia ESO157-49. Os valores de largura equivalente de Hα deste objeto caem com a distância ao plano, indicando que o escape de fótons tem um papel menor nessa região. Além disso, razões de linhas como [N II]/Hα e [S II]/Hα aumentam para grandes alturas, e se aliadas a elevados valores de [O III]/Hβ , sugere a existência de fontes ionizantes mais duras tais como as HOLMES. Para quantificar a contribuição de cada uma das fontes ionizantes propostas, compararemos nossas medidas observacionais de linhas de emissão com modelos teóricos de fotoionização.
Publisher
Universidade Federal do Espirito Santo
Reference19 articles.
1. E. P. Hubble, Extragalactic nebulae., The Astrophysical Journal 64, 321 (1926).
2. G. de Vaucouleurs et al., Third Reference Catalogue of Bright Galaxies (1991).
3. Spiral Galaxy (Side View, Purple), https://universe.nasa.gov/resources/198/spiral-galaxy-side-view-purple/, accessed: 2023-11-19.
4. Spiral Galaxy (Purple), https://universe.nasa.gov/resources/200/spiral-galaxy-purple/, accessed: 2023-11-19.
5. L. M. Haffner et al., The warm ionized medium in spiral galaxies, Reviews of Modern Physics 81(3), 969 (2009). ArXiv:0901.0941.